Como Denunciar

As violências sofridas no âmbito da universidade devem ser registradas junto à Ouvidoria da UFSC, que é o canal central de recebimento de denúncias de qualquer pessoa vítima de violência praticada por membro da comunidade universitária.

As denúncias podem ser registradas, tanto pela pessoa vitimada, quanto pelas testemunhas da situação. O registro das denúncias, em todos os campi, deverá ser feito através do sistema Fala.br, e precisa conter indícios mínimos de autoria e materialidade.

É assegurado ao denunciante o sigilo da identidade, quando solicitado. 

É dever do agente público denunciar, quando tiver ciência, qualquer ato ou prática de racismo que ocorra no âmbito da Universidade.  Coordenadores(as) de curso, chefes de departamento, diretores(as) de Centro, Pró-Reitores(as) e Secretários(as), bem como todos(as) aqueles(as) que desempenhem alguma função de Direção ou Chefia, devem dar encaminhamento às denúncias, formalizando-as na Ouvidoria e orientando as vítimas e supostos praticantes do ato quanto aos fluxos de apuração e processamento.

Havendo indícios da ocorrência de crime também deverá ser registrado Boletim de Ocorrência na Secretaria de Segurança Institucional (SSI), que comunicará aos órgãos de investigação externa à universidade ou orientará sobre o registro na Polícia Civil ou Federal, conforme cada caso, e representação ao Ministério Público.