UFSC promove mesa temática sobre a implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional

08/12/2023 13:53

Política completou seu primeiro ano em novembro
Mesa de abertura com a vice-reitora, Joana Célia dos Passos, a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade  (Proafe), Leslie Sedrez Chaves, e Diretora de Ações Afirmativas e Equidade, Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão – Foto: Karime Limeira

A mesa temática sobre a implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 175/2022/CUn,  ocorreu na última sexta-feira (30), na Sala dos Conselhos da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Participaram da mesa a vice-reitora prof.ª Joana Célia dos Passos, a pró-reitora da PROAFE, prof.ª Leslie Sedrez Chaves, o coordenador do curso de Geografia, prof. Lindberg do Nascimento Júnior, a secretaria de aperfeiçoamento institucional, prof.ª. Luana Renostro Heinen, a coordenadora da COEMA, assistente social Bárbara Nobrega Simão, o discente do curso de Psicologia Marco Antonio de Azevedo Duarte Souza, com a mediação da diretora de ações afirmativas e equidade da PROAFE, prof.ª. Marilise L. Martins dos Reis Sayão.

A política, aprovada em novembro de 2022, dispõe sobre as ações para o enfrentamento do racismo institucional em diferentes frentes: prevenção, enfrentamento, acolhimento e apuração de denúncias de racismo. Entre estas ações, está, por exemplo, a garantia da reserva mínima de 20% de vagas nos diferentes editais de todos os setores da universidade, para pessoas negras, indígenas e quilombolas e ainda prevê que diferentes instâncias promovam ações de equidade racial em programas de pesquisa, extensão, inovação, formação antirracista para servidores, além de orçamento específico de combate ao racismo.

Na atividade foram destacadas ações realizadas após a aprovação da Política, com vistas a sua implementação, incluindo o diagnóstico do racismo institucional, a apresentação da

Cátedra Antonieta de Barros, aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), aspectos do andamento das aputações de denúncias de racismo na universidade e o lançamento do Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional , elaborado pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), em parceria com a Secretaria de Comunicação (SeCom).

Leslie Sedrez Chaves, afirmou que o primeiro passo para combater o racismo institucional é admitir que existem desigualdades “Estas desigualdades são decorrentes de um passado de regime escravocrata e se perpetuaram na sociedade por conta da falta de políticas de reparação”.

Segundo a Assistente Social, Bárbara Nóbrega Simão, a pró-reitoria tem apostado no letramento racial como uma ferramenta importante para iniciar o debate antirracista na universidade. “Em um ano temos alguns avanços, como o primeiro curso de Letramento Racial para Servidores, o concurso exclusivo para indígenas, a contratação da primeira docente indígena na Licenciatura Indígena e a aquisição de 23 livros antirracistas pela Biblioteca Universitária”.

Apresentação dos dados sobre o letramento racial – Foto: Karime Limeira

Karime Limeira.